Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Caprimulgiformes
Família: Caprimulgidae
 Vigors, 1825
Espécie: C. acutipennis

Nome Científico

Chordeiles acutipennis
(Hermann, 1783)

Nome em Inglês

Lesser Nighthawk


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Bacurau-de-asa-fina

O bacurau-de-asa-fina é uma ave caprimulgiforme da família caprimulgidae. Também conhecido como a-ku-kú por indígenas do Mato Grosso.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) khoreia = dança, dançar com música; e deilë = crepúsculo, fim de tarde, à noite; e do (latim) acutus = pontudo, pontiagudo; e _pennis = pena; acutipennis = com pena pontiaguda. ⇒ Dançarino da noite com penas pontiagudas.

Características

Mede cerca de 21,5 cm de comprimento. O macho é marrom-acinzentado com a garganta branca, apresentando uma faixa branca na cauda e a fêmea apresenta a garganta amarelada e não tem a faixa branca na cauda.

Subespécies

Possui sete subespécies:

(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Possui hábitos crepusculares porém, às vezes, caça também à tarde.

Reprodução

Faz ninho sobre rochas achatadas, pondo 2 ovos rosa-amarelados com pintas cinzentas. Se perturbado, muda o ninho para outro lugar, puxando os ovos e andando de marcha-à-ré. Chega a transportar, em voo, filhotes recém-nascidos, comportamento muito raro entre aves.

Hábitos

Comum em áreas abertas, campos, cerrados e restingas. Voa próximo ao solo, exceto durante migrações, quando voa alto.

Observação pessoal - Henry Miller Alexandre : “Em Ubatuba , o bacurau-de-asa-fina é facilmente encontrado no centro comercial da cidade , onde pode ser visto sobre o telhado das lojas e outras coberturas . Foi um dia de muito sol e calor , mas de repente começou a chover muito forte e os bacuraus saíram de seus poleiros e começaram à voar em um grande bando , para todas as direções “desesperados” para fugir da chuva . Pareciam grandes andorinhas voando em bando em pleno centro da cidade durante a tarde das 15:00 hs. ”

Distribuição Geográfica

Ocorre em quase todo o Brasil e dos Estados Unidos à Bolívia e Argentina.

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos

Em Alfenas um Bacural-de-asa-fina mora em um galho de um Ipê bem no centro movimentado da cidade . Basta procurar a praça Dr. Emílio da Silveira ao lado de um ponto de taxi que fica na região da antiga rodoviária.